top of page

Todos com tosse em casa?


A tosse não é uma doença. Trata-se de um importante mecanismo de defesa do aparelho respiratório e constitui um sintoma que deve ser devidamente valorizado. Este permite eliminar corpos estranhos ou excesso de secreções brônquicas provocadas por vírus ou bactérias das vias aéreas superiores e inferiores.


Desta forma, esta resposta fisiológica do corpo humano liberta a passagem de ar e também previne a intrusão de agentes externos, bem como a eventual proliferação dos mesmos no organismo.


A tosse pode ser atribuída a uma infeção respiratória, mas também pode estar relacionada com fatores irritantes externos, como espaços com fumo, alterações climáticas e picos de poluição atmosférica em áreas urbanas, por exemplo.


Este mecanismo de defesa pode surgir de forma aguda, geralmente de curta duração (menos de três semanas), podendo estar associado a infeções víricas, sobretudo nos períodos de outono e inverno, e por vezes é associado a outros sintomas como febre e dores musculares. Talvez por isso os últimos dias estejam a ser mais difíceis para uma boa parte dos portugueses que estão acometidos por achaques típicos desta altura do ano.


Recorrentemente, crianças saudáveis sofrem episódios de infeções das vias aéreas superiores e inferiores que podem causar este sintoma. Nas crianças, tal como nos adultos, é um frequentemente sintoma de infeção.



46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page