top of page

Sabe o que é o Shiatsu?


Integrado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no grupo da Medicina Complementar e Alternativa, o shiatsu (pressão com os dedos), é uma massagem japonesa com benefícios em várias patologias. Esta terapia tem como principais objetivos tratar, manter e melhorar a saúde física, mental e emocional. O shiatsu, situa-se ao mesmo nível da acupuntura.

É aplicado como?


Esta terapia envolve a aplicação de toque com fins terapêuticos e produção do bem estar do paciente, ou seja, tem como objetivos tratar, manter e/ou melhorar a saúde através da pressão com os dedos, mãos, cotovelos, joelhos ou em algumas situações com a utilização de pequenos objetos para estimular alguns pontos específicos.


O seu mecanismo de ação baseia-se num estímulo sobre locais específicos de acumulação de energia que se encontram ao longo dos meridianos. Tal como a acupuntura, o shiatsu, assenta no princípio da existência de canais energéticos no organismo (meridianos) e de fluxos de energia vital (ki). Estes são responsáveis pelo equilíbrio e saúde. Por outras palavras, através da massagem e/ou estimulação de pontos de shiatsu de forma digital, de movimentos de alongamento e pressão em determinadas zonas do corpo, esta terapia visa restabelecer os fluxos de energia do corpo, garantindo o seu bom funcionamento. (Existem cerca de 150 pontos).

Quando é aplicado?


O shiastu pode ser a solução para eliminar quadros de ansiedade (stress), essencialmente associados a distúrbios emocionais, a tensão/ rigidez muscular e a dor. Nas crianças, de um modo geral, o toque tem benefícios quer a nível físico e emocional, quer a nível social e cognitivo e é essencial para o crescimento e desenvolvimento de qualquer criança. O toque facilita a estabilidade do sistema nervoso central. Desta forma, o shiatsu, promove a libertação de hormonas e neurotransmissores que acarretam melhorias ao nível da saúde física e mental.


Estas substâncias neuro químicas são importantes ao nível do cérebro e a massagem é uma intervenção sensorial, que proporciona benefícios psicológicos e fisiológicos, quer para crianças com desenvolvimento típico, mas também para crianças com alterações no desenvolvimento. Desta forma, esta massagem pode ajudar as crianças a acalmar a sua ansiedade, ataques de fúria, a melhorar o contato visual, as vocalizações e a sua atenção. Estes resultados podem ser observados durante e após a massagem.

Podem ser associadas outras técnicas?


Paralelamente à Massagem do shiatsu, neste trabalho, recorremos também às seguintes técnicas:


– Tui Na Tui (empurrar) Na (agarrar), estuda a manipulação clínica chinesa, a qual previne e trata desequilíbrios manualmente. Esta técnica é um sistema terapêutico, orientado pelos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Utiliza manipulações para estimular pontos específicos ou outras partes do corpo, com vista a alcançar o equilíbrio fisiológico e tem efeitos curativos.


– Auriculoterapia: Existem pontos reflexos na orelha que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Fixados na orelha o paciente, estes pontos são estimulados com microagulhas permanentes, esferas de prata e/ ou sementes e podem permanecer por vários dias.


– Moxabustão: Esta técnica procura promover o aquecimento e remover as obstruções dos meridianos, através de um aparelho elétrico. O calor é brando e ao mesmo tempo penetra profundamente sob a pele, dando a sensação de conforto.


Como já dito anteriormente, o shiatsu é uma massagem japonesa com benefícios em várias patologias e, em conjunto com outras abordagens poderá representar um poderoso aliado na intervenção com crianças que apresentam alterações no desenvolvimento!


23 visualizações0 comentário
bottom of page