Mitos e verdades sobre o cabelo


Sete em cada 10 pessoas têm mais perda de cabelo durante os meses de outono, porque os sensores de luminosidade da pele são menos estimulados. Conheça alguns mitos relacionados com a perda de cabelo.

Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer dois?

MITO - Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre progressivamente, logo, outros fios de cabelo vão acabar por ficar igualmente brancos. A crença vem daí: a pessoa arranca o primeiro fio branco e quando se dá conta já surgiram outros, que iriam aparecer de qualquer forma.

A calvície tem tratamento?

VERDADE - Existem tratamentos dermatológicos com resultados muito positivos na interrupção da queda dos cabelos e, inclusivamente, no crescimento de novos cabelos.

Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?

MITO - A lavagem diária dos cabelos não tem qualquer influência na queda do cabelo. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, pois já estavam em fase de queda.

Não secar os cabelos após o banho faz cair o cabelo?

MITO - Deixar os cabelos molhados não os faz cair. Se fosse assim, os nadadores, que permanecem horas seguidas dentro da água seriam calvos.

Usar boné ou chapéu faz cair o cabelo?

MITO - O uso de boné, chapéu ou capacete não faz cair o cabelo, mas pode, em algumas pessoas e situações, agravar condições de patologia capilar, favorecendo a queda de cabelo.

É normal os cabelos caírem depois do parto?

VERDADE - Cerca de 4 meses após o parto, muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente em fase de queda, levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Chama-se eflúvio telógeno e esses fios voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.

Rapar/cortar curto o cabelo é aconselhável para ganhar força?

MITO - A frequência com que cortamos o cabelo ou o tamanho do mesmo não interfere no bulbo capilar, a estrututura responsável pelo crescimento do cabelo.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo