top of page

Mitos e verdades sobre a vitamina C


A vitamina C ou ácido ascórbico é crucial em vários processos do organismo, além de contribuir para a formação normal de colagénio, contribuindo para a normal formação das gengivas.

A falta de vitamina C no corpo humano pode provocar fadiga, mal-estar e inflamação das gengivas, entre outros problemas de saúde. Conheça, em baixo, 5 mitos e verdades sobre este poderoso aliado da saúde:


1. A vitamina C só se encontra na laranja Mito

Existem vários vegetais e frutos ricos em vitamina C. Pimento, papaia, kiwi, salsa, couve-lombarda e toranja são alguns deles, tendo estes um maior teor de vitamina C do que a própria laranja.


2. A vitamina C atua como um antioxidante Verdade

A vitamina C possui uma ação antioxidante eficaz e contribui para a proteção das células do stress oxidativo.


3. A suplementação com vitamina C é um importante aliado do sistema imunitário – Verdade

A suplementação com vitamina C, zinco e equinácea é importante durante o inverno pois a vitamina C contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário. De facto, a insuficiência nutricional em vitamina C e zinco pode ter consequências negativas para o organismo, podendo contribuir para maior suscetibilidade a infeções e dificuldade de cicatrização das feridas.


4. As gripes e constipações não podem ser prevenidos com vitamina C Mito

A vitamina C é uma das vitaminas mais importantes e imprescindíveis para o normal funcionamento do sistema imunitário. É especialmente útil quando se pretende prevenir e/ou recuperar de períodos gripais, comuns especialmente no outono e inverno, uma vez que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.


5. A vitamina C ajuda na produção de colagénio Verdade

A vitamina C contribui para a normal produção de colagénio. Esta proteína dá firmeza e elasticidade aos tecidos como a pele, músculos, paredes das artérias e veias, assim como resistência aos ossos e dentes. De facto, a vitamina C é um dos aliados mais importantes da pele e do corpo no geral.

5 visualizações0 comentário
bottom of page