top of page

Melasma: como tratar estas manchas teimosas


Melasma ou cloasma é uma alteração na pigmentação da face (lábio superior, testa e zona malar) que aparece em mulheres jovens. Geralmente está relacionado com a gravidez, tratamentos hormonais ou banhos de sol juntamente com medicamentos. Também pode aparecer nos braços e decote na peri-menopausa.


Não existe um tratamento que elimine completamente o melasma, mas existem tratamentos eficazes que o tornam “invisível” ou que fazem desaparecer quase completamente.

O paciente deve ter cuidado com a exposição solar e fazer algum trabalho de manutenção em casa para evitar o reaparecimento das manchas.


Qual o primeiro passo?

O primeiro passo num melasma é um bom diagnóstico por um dermatologista. A avaliação por um dermatologista permitirá que escolha o tratamento mais adequado de acordo com o seu tipo de pele e de melasma. Nem todos os tipos de melasma são iguais, nem todas as peles respondem da mesma maneira, nem precisam dos mesmos tratamentos.


O tratamento é iniciado com dermocosméticos poderosos para uso exclusivo em clínicas médicas ou com fórmulas manipuladas personalizadas para começar a unificar o tom. Se o paciente apresentar características que permitam a utilização de um peeling, este poderá ser efetuado recorrendo à utilização de uma máscara despigmentante que acelera o processo.

Outros tratamentos

A partir do primeiro mês de tratamento, os melasmas acompanhados de danos causados ​​pelo sol podem ser tratados com luz pulsada de banda larga para obter melhores resultados.

Em outros casos, você pode optar por realizar mesoterapias com microagulhas com intensificadores despigmentantes, uma técnica não agressiva que obtém bons resultados.

Em último caso poderão ser utilizados os mais recentes lasers médicos no seu tratamento.

A combinação desses tratamentos nas mãos de dermatologistas experientes alcança resultados muito bons e faz da nossa clínica de dermatologia um centro de referência no tratamento de melasma e lesões pigmentadas faciais.

36 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page