top of page

Dicas para fotografar com Telemóvel


1 Foco: o elemento essencial


Sendo um elemento tão fundamental, seria de esperar que não falhasse em nenhuma fotografia, mas o caso nem sempre se verifica. Assuma o controlo e defina qual o objeto que quer focado na sua foto.


Todos os smartphones atualmente têm foco automático, o que não quer dizer que essa funcionalidade nunca falhe, principalmente se o objeto onde quer focar não está bem no centro ou em primeiro plano, ou se não consegue manter a câmara estável.


2 Evitar flash


Iluminação faz toda a diferença no que refere a boas fotografias. Claro que é possível tirar boas fotografias com pouca luz, no entanto, é sempre preferível dedicar alguns minutos para analisar a melhor forma de obter boa iluminação. Usar luz natural e evitar o flash sempre que possível.


Procure por uma forte fonte de luz natural, como uma grande janela, e posicione-se entre ela e o objeto, de modo a que fique de costas voltadas para a origem da luz e o objeto da sua fotografia fique de frente.


As janelas são as melhores amigas dos fotógrafos e, se praticar fotografar perto delas, rapidamente entenderá o porquê. Para além disso, as janelas voltadas para o norte são preferíveis às janelas voltadas para o sul, para que a luz não seja direta.


É certo que o flash pode salvar em algumas situações de ambientes muito escuros, mas a imagem fica “queimada”, pelo que deve ser evitado. Será melhor, por exemplo, optar por aumentar o nível de ISO.


3 Zoom só mesmo em caso de necessidade


O zoom das câmaras é muitas vezes usado e abusado sem necessidade. Utilize o menos possível o zoom da câmara, uma vez que irá causar desfoque na fotografia e ainda a perda de qualidade.


Um zoom bem aplicado pode fazer milagres, no entanto, na maior parte dos casos, é usado para fazer foco num determinado objeto ou ponto de interesse quando o objetivo desta funcionalidade não é esse.


4 Usar as duas mãos para estabilidade


Geralmente tiramos fotografias com o smartphone apenas com uma mão e o resultado final é, por vezes, fotos tremidas e mal focadas. Na ausência de um tripé ou um monopé, tenha o cuidado de segurar no seu equipamento com as duas mãos para lhe conferir estabilidade.


Há outros acessórios nos quais pode apostar para ajudar nesse sentido, como os selfie stick ou os suportes popsocket — estes últimos estão a ganhar popularidade agregados às capas dos smartphones. Tudo dependerá do seu gosto.

46 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page