Os episódios festivos estão aí e os bons hábitos alimentares que tem tido até agora ameaçam perder o controlo. Uma nutricionista mostra-nos algumas dicas para que mantenha um peso saudável e ainda possa desfrutar desta época festiva.
1. Os episódios festivos estão aí e os bons hábitos alimentares que tem tido até agora ameaçam perder o controlo. Uma nutricionista mostra-nos algumas dicas para que mantenha um peso saudável e ainda possa desfrutar desta época festiva.
2. Tome sempre o pequeno-almoço e não espere pelo almoço para se empanturrar de comida. Escolha proporções equilibradas ao longo das várias refeições do dia.
3. Antes de ir para uma festa, escolha uma destas opções: álcool ou sobremesa. Se escolher sobremesa, controle-se. Escolha apenas uma e saboreie, pois não há necessidade de experimentar todos os doces que estão em cima da mesa. Quanto ao álcool, escolha bebidas com baixas calorias, como vinho. E, lembre-se, a moderação é a chave para o sucesso.
4. Ponha de lado os refogados, a cebola frita e o feijão enlatado. Opte por legumes frescos e por alimentos pouco gordos.
5. Elimine os doces extras da sua alimentação. Esqueça o açúcar refinado, amarelo ou mascavado. Procure a doçura nos alimentos naturalmente doces (fruta, batata-doce, etc).
6. Dormir menos de seis horas por noite provoca apetites súbitos que, de modo geral, costuma resultar no consumo de alimentos doces ou salgados e altamente processados. A maioria dos especialistas de saúde recomendam pelo menos sete horas de sono por noite para se sentir totalmente descansado.
7. As refeições nestes dias têm tendência a serem ricas em hidratos de carbono. Posto isto, tente reduzir o consumo deste nutriente e experimente fazer puré de batata com couve-flor triturada. Os seus convidados nem vão notar a diferença.
8. Substitua o óleo ou a manteiga nas sobremesas por compota de maçã. Para além de adicionar humidade e sabor à confeção, acrescenta fibra e outros nutrientes.
9. Nestas alturas há tendência para fazer grandes quantidades de comida cujos restos acabam por ir para o cão ou para o lixo. Faça menos comida, assim pode economizar tempo e dinheiro e evitar comer sobras nos dias seguintes.
10. Ignore as sobras. Lá porque tem sobras em casa não quer dizer que tenha de ter uma alimentação típica de uma ceia de Natal durante três dias seguidos. Distribua pelos vários membros da família ou congele.
Comments