Caspa na Barba


A caspa na barba é um problema muito comum e que afeta todo o tipo de barbas. Se só agora começou a deixar crescer, ou se já a tem há algum tempo, provavelmente já sentiu comichão e irritação na pele. É um problema que pode tornar-se muito desconfortável, e não se trata de falta de higiene, mas sim de uma condição chamada dermatite seborreica.


A dermatite seborreica, ou eczema seborreico, é uma doença inflamatória cutânea, não contagiosa e que surge em zonas ricas em glândulas sebáceas (produtoras de óleo), como é o caso do rosto, sobrancelhas, couro cabeludo, bigode e na barba.


O aparecimento e a gravidade deste problema podem ser afetados por vários fatores: genética, alterações hormonais, uso de produtos desadequados, clima seco e frio, cansaço e stress emocional. Apresenta-se sob a forma de irritação na pele, comichão, descamação seca ou oleosa. No caso de se tratar de lesões mais intensas, aconselhamos a procurar um especialista. Caso contrário, trazemos-lhe algumas dicas de como pode evitar e tratar a caspa na barba:

Limpeza


Lave e esfolie o rosto regularmente para controlar ou evitar o surgimento de caspa na barba. Tendo em conta que a barba e o cabelo são diferentes, sugerimos um champô ou produto de limpeza específicos para barba, uma vez que se adequa mais a pêlos faciais e à sensibilidade da pele do rosto.

Secar bem a barba após a lavagem


Assim que terminar a limpeza da barba, deve secar bem os pêlos, seja com o uso da toalha, ou com a ajuda de um secador em temperatura fria a morna. Este gesto é muito importante, uma vez que a humidade favorece a proliferação de fungos.


Aplicar um hidratante


Utilize um óleo ou uma loção para barba de forma a suavizar os pêlos e a nutrir a pele, promovendo não só uma barba macia e bonita, como também uma pele mais forte e saudável.

Escovar com pente adequado


O mais adequado é que se utilize um pente de madeira, que vai ajudar a espalhar a oleosidade natural produzida pelas glândulas sebáceas, ao mesmo tempo que evita a eletricidade estática nos fios. Além disso, ao utilizar um pente, evita-se passar a mão vezes e vezes na barba - um hábito que gera ainda mais oleosidade e irritação.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo