top of page

Alimentos para lhe dar um Boost de energia


Muitas são as manhãs em que acordamos mais cansados, do que como nos deitámos. O stress do dia-a-dia pode fazer-nos passar noites mal dormidas, não deixando que descansemos e reponhamos nos níveis de energia como seria suposto. Antes de recorrer a bebidas energéticas ou suplementos, crie uma rotina de pequeno-almoço rica em alimentos que fornecem um boost de energia. Afinal de contas, é de manhã que se começa o dia.


Em primeiro lugar, todos os alimentos são importantes para nos pôr em movimento, contudo, devido à sua composição, alguns deles são mais poderosos que outros nesta matéria. Em especial, os que são ricos em proteína e fibras, assim como a quantidade certa de açúcar no sangue.


Ovos - vitamina A, vitamina E e vitaminas do complexo B e minerais, como selénio, zinco, cálcio e fósforo, são alguns dos nutrientes fornecidos em elevadas quantidades pelos ovos. Este alimento tem benefícios infinitos para o nosso corpo, entre eles, fortalecer o sistema imunitário, preservar a capacidade de visão, combater a depressão, estimular a capacidade de raciocínio, memória e aprendizagem (e a lista não fica por aqui).

Banana - Não é à toa que este fruto é o pré-treino de muitos. A banana é dos alimentos que mais energia fornece ao nosso organismo. É rica em potássio, carboidratos e vitaminas que aumentam a energia das células, ajudam na recuperação dos músculos e ainda melhora o humor e fortalece o sistema imunitário.


Abacate - Tornou-se a estrela de qualquer tosta, contudo, para lá da estética está uma longa lista de benefícios. Rico em gordura e fibras saudáveis, que ajudam a manter a pele e cabelo bonitos, na prisão de ventre e no ganho de massa muscular, a grande percentagem de ómega 3, aumenta a capacidade de concentração, motivação e memória.


Café - Pode não ser novidade, mas é um facto confirmado. A cafeína presente nesta bebida, estimula o sistema nervoso central, ajudando a combater a depressão, melhorar o humor e a disposição física e mental. Ou seja, estimula a memória e o estado de alerta, além de aumentar a capacidade de concentração e diminuir o sono.

Aveia - Das papas às panquecas, pode abusar deste alimento na sua dieta. Rico em avenatramida, um composto fenólico com ação antioxidante, assim como fibras, que ajudam na prisão de ventre, perda de peso e manter normais os níveis de glicose no sangue. O melhor? A aveia é rica em magnésio, fundamental na produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda melhorar o humor e o sentimento de felicidade.


Sementes de chia - O famoso pudim de chia tem todos os motivos para ser um favorito na hora do pequeno-almoço. A chia é rica ómega 3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, sendo considerada um superalimento. Para além de ajudara controlar os diabetes, colesterol, trânsito intestinal e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, as sementes de chia previnem o envelhecimento precoce, em especial do cérebro.

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page