top of page

Como estimular a circulação


As varizes são veias dilatadas que surgem com maior incidência nas pernas. Para combater o seu aparecimento é necessário estimular a circulação sanguínea nesta zona do corpo.


1. Faça um banho frio ou uma caminhada à beira-mar

Um duche de água fria nas pernas provoca a contração das veias e ativa a circulação venosa. Caminhar na praia, à beira-mar, com a água a bater nas pernas, é também muito benéfico.


2. Evite o calor direto nas pernas

O calor nas pernas favorece a dilatação das veias, diminuindo a circulação venosa. Devem ser evitadas, ou diminuídas, todas as exposições ao calor: sol, depilação a quente, exposição a aquecedores, lareiras, banhos quentes, sauna e vestuário muito quente.


3. Repouse as pernas, elevando-as

Tal vai favorecer a renovação do sangue nesta zona do corpo. Faça-o ao final do dia e à hora de almoço, quando tiver uma pausa.


4. Questione o seu médico sobre a continuidade da medicação hormonal

É importante avaliar o benefício/risco entre a toma de medicamentos hormonais e a existência de problemas venosos, nomeadamente a presença de veias varicosas.


5. Massaje as pernas o mais frequentemente possível

A massagem, de baixo para cima, melhora a circulação do sangue para o coração. A massagem deve ser feita de preferência por um especialistas, com gel ou creme fitoterápico. Se não for oportuno, faça-a você mesmo em casa.

13 visualizações0 comentário
bottom of page