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Está ai o calor! Vantagens do consumo de Melancia.


Há fruta mais desejada do que a melancia quando chega o tempo quente? Aposto que não. Para além de nos satisfazer o paladar, este fruto tem inúmeras propriedades positivas. É também uma boa base para receitas saborosas.


A melancia é um fruto muito benéfico e perfeito para consumir com regularidade quando vivemos temperaturas altas. Ajuda a hidratar de forma intensa o nosso corpo, pois cerca de 90% da sua polpa é constituída por água. Assim, é natural que depois de ingerir melancia, pareça que bebeu litros de água.

No entanto, a melancia tem outros benefícios que não só a hidratação. Deixo-lhe cinco outras vantagens associadas ao consumo desta fruta:


1- Para além da elevada presença de água, a melancia é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. No que diz respeito às vitaminas, estão em destaque as do complexo B, C e A.


2- A presença de vitamina C ajuda a dar um boost ao sistema imunitário, enquanto a vitamina A beneficia a visão, a pele e o sistema reprodutivo.


3- O licopeno e o betacaroteno são os antioxidantes com maior presença neste fruto. E, inclusivamente, a melancia tem uma maior presença de licopeno do que o tomate, fruto conhecido por este benefício. Contas feitas, no que ao licopeno diz respeito, a melancia traz vantagem face ao tomate (uma solanácea) sem a componente inflamatória. O licopeno é um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a reforçar os nossos ossos, para além de impedir e reparar os danos causados pelos radicais livres. Por isso, está associado à prevenção de alguns tipos de cancro (por exemplo, o da próstata e o da pele). É também a presença de licopeno a componente responsável pela cor vermelha da melancia.


4- A melancia ajuda a estimular o funcionamento dos rins, pois aumenta o fluxo de excreção de urina devido ao potássio presente nesta fruta.


5- Adicionalmente, o nosso intestino também fica contente com a ingestão de melancia pela elevada presença de água e fibra. Assim, a melancia é pouco calórica (menos de 30 calorias por 100 gramas) e está recheada de boas vitaminas, minerais e antioxidantes.

Pode consumi-la de muitas formas, desde a saborosa fatia, a sumos, saladas, sopas, gelados. A imaginação é mesmo o limite no que toca à utilização deste fruto tão delicioso e benéfico.

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