top of page

Energia até ao final do ano


As férias já lá vão e ainda falta para o descanso entre o Natal e o Ano Novo, pelo que é normal que esta altura do ano lhe traga períodos de maior cansaço, desmotivação e até tristeza. É natural que uma grande parte das pessoas apresente falta de energia e ausência de interesse pelas atividades do dia a dia.

Dores musculares, fadiga e alterações de sono são muitas vezes os sinais de alerta que devem fazê-lo procurar ajuda. Mas prevenir é sempre o melhor remédio, por isso adote um estilo de vida saudável e siga algumas dicas úteis. Assim, recomendamos:

  • Optar por refeições equilibradas, evitando alimentos hipercalóricos e pobres em nutrientes;

  • Fazer exercício físico regularmente;

  • Manter o sono em dia, dormindo cerca de 7 a 8 horas por noite;

  • Dar prioridade à sua saúde mental, evitando fatores que lhe causem stress e lhe roubem energia;

  • Apostar num suplemento adequado.

Será que tem falta de magnésio no organismo?

Para a nutricionista Sofia Tomás, a explicação para o cansaço ou para a dificuldade em dormir sem causa aparente pode, por vezes, assentar no défice de magnésio. "O magnésio é o quarto mineral mais abundante no organismo humano, é necessário em cerca de 300 reações enzimáticas diferentes e sem ele o funcionamento de centenas de processos metabólicos é afetado, causando efeitos negativos na saúde física e mental", adverte esta profissional de saúde.

"O magnésio pode ser encontrado em diversos alimentos, como as hortícolas, frutos secos oleaginosos, cereais integrais, leguminosas e sementes. No entanto estudos indicam que cerca de 50% da população europeia tem deficiência neste mineral. Dietas pouco diversificadas, falta de tempo no planeamento de refeições ou desconhecimento nutricional, podem ser motivos para deficiências tão altas deste mineral que muitas vezes o nosso estilo de vida não nos permite garantir uma alimentação que possa suprir todas as necessidades nutricionais, especialmente no que diz respeito a vitaminas e minerais essenciais", acrescenta.

1 visualização0 comentário
bottom of page