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Articulações mais flexíveis




As articulações são conexões naturais entre dois ou mais ossos, revestidas por uma camada de cartilagem sensível a vários fatores, entre eles a temperatura, por isso é essencial protegê-las para que se mantenham saudáveis. Durante o inverno, agasalhe-se convenientemente e não se esqueça das extremidades: use luvas, cachecol, gorro e calçado adequado às baixas temperaturas.


Apesar dos problemas nos ossos e articulações serem associados à idade, estes podem surgir em qualquer altura, mesmo em jovens adultos. Conheça cinco conselhos para potenciar a saúde das suas articulações.

5 dicas para proteger as suas articulações


1. Tenha uma postura correta


Seja no trabalho, em casa ou a fazer desporto, é essencial ter uma correta atitude postural para reduzir a sobrecarga nas articulações.


Na coluna vertebral, uma má postura rotineira pode causar alterações degenerativas das vértebras que, a longo prazo, podem desencadear problemas de saúde crónicos, nomeadamente compressão dos nervos adjacentes.


Nos dias de hoje, um dos exemplos mais frequentes de doença articular decorre da utilização excessiva do computador associada a má postura, causando sintomas como parestesias (formigueiro) nos membros (superiores e inferiores).


2. Aposte numa alimentação adequada


Opte por uma alimentação rica em cálcio para a manutenção de ossos saudáveis; em vitamina D, essencial para a absorção e utilização do cálcio; magnésio para o normal funcionamento do sistema muscular; zinco e vitaminas C, e K. Peixes como o atum, sardinha e cavala são ricos em Vitamina D e podem ser extremamente úteis na manutenção de uma alimentação equilibrada.


Vigie o seu peso corporal e evite o excesso de peso, uma vez que a sobrecarga sobre as articulações é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de doença articular.


3. Faça exercício, mas tenha alguns cuidados


Na hora de fazer desporto, nunca se esqueça de utilizar equipamento adequado para proteger os seus ossos, músculos e articulações.


Evite exercícios de alto impacto, uma vez que podem lesionar as articulações. Uma dica: aposte em tipos de desporto que associam intensidade cardiovascular a um menor impacto, como natação, treino orientado ou bicicleta estática.


4. Alongue


Manter uma boa elasticidade nas articulações é essencial para reduzir o risco de lesões nas mesmas. Quando permanecemos pouco ativos fisicamente, as articulações tendem a ficar naturalmente enrijecidas, assim como a musculatura. Treinar a elasticidade, apostando em exercícios como o pilates, pode ser útil aumentar a capacidade de mobilização das articulações.


5. Aposte num suplemento alimentar


Proteja as articulações com a ajuda de um suplemento rico em vitamina C que é necessária para a produção de colagénio, um componente fundamental na constituição das articulações.

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