top of page

Alergias e pólenes


Para os próximos dias (28 de abril a 4 de maio), a Rede Portuguesa de Aerobiologia prevê a ocorrência de concentração de pólen num nível elevado a muito elevado na atmosfera de Portugal Continental.


O pólen presente na atmosfera das regiões do continente é predominantemente das árvores pinheiro, oliveira, sobreiro e carvalhos e também das ervas parietária, urtiga, gramíneas, tanchagem e azeda.


Segundo a Rede Portuguesa de Aerobiologia, nas regiões do Algarve, Alentejo, Lisboa e Setúbal, observa-se também a polinização do quenopódio. Na região de Trás-Os-Montes, Alto Douro, Entre Douro e Minho está prevista a ocorrência de grãos de pólen provenientes da bétula.


Nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, o pólen presente na atmosfera é predominantemente das árvores pinheiro, cipreste (e/ou criptoméria nos Açores) e das ervas parietária, urtiga e gramíneas.

Veja em baixo a previsão disponível

Vila real


Em Vila-Real (região de Trás-Os-Montes e Alto Douro), os pólenes encontram-se num nível elevado a muito elevado. Na atmosfera predominam os pólenes das árvores pinheiro, bétula, oliveira, sobreiro e carvalhos e também das ervas gramíneas e parietária.


Em geral, céu pouco nublado com probabilidade de ocorrência de chuva/aguaceiros no início e no final da semana. Descida da temperatura no sábado, seguida de gradual aumento ao longo da semana. Vento fraco.

Porto


No Porto (região de Entre Douro e Minho), os pólenes encontram-se num nível elevado a muito elevado, com predomínio dos pólenes das árvores pinheiro, bétula, oliveira, sobreiro e carvalhos e das ervas gramíneas, parietária e urtiga.


Em geral, céu pouco nublado com probabilidade de ocorrência de chuva/aguaceiros no início e no final da semana. Ligeira subida da temperatura ao longo da semana. Vento moderado, predominante de noroeste.

Coimbra


Em Coimbra (região da Beira Litoral), os pólenes encontram-se num nível elevado a muito elevado, com predomínio dos pólenes das árvores oliveira, sobreiro e carvalhos e das ervas gramíneas, parietária e urtiga.


Em geral, céu pouco nublado com probabilidade de ocorrência de chuva/aguaceiros no início e no final da semana.


Descida da temperatura no sábado, seguida de aumento marcado a partir de segunda-feira. Vento fraco a moderado, predominante dos quadrantes de norte.

Castelo Branco


Em Castelo Branco (região da Beira Interior), os pólenes encontram-se num nível muito elevado e na atmosfera predominam os pólenes das árvores pinheiro, oliveira, sobreiro e carvalhos e das ervas gramíneas, urtiga, tanchagem e azeda.


Em geral, céu pouco nublado com probabilidade de ocorrência de chuva/aguaceiros no final da semana.


Ligeira descida da temperatura no sábado, voltando a registar-se uma subida a partir de domingo.


Vento moderado, predominante dos quadrantes de norte.

Lisboa


Em Lisboa (região de Lisboa e Setúbal), os pólenes encontram-se num nível muito elevado, com predomínio dos pólenes das árvores oliveira, sobreiro e carvalhos e também das ervas parietária, urtiga, tanchagem e quenopódio


Em geral, céu pouco nublado com probabilidade de ocorrência de chuva/aguaceiros no final da semana.


Descida da temperatura no sábado, seguida de gradual aumento ao longo da semana.


Vento moderado, predominante de norte.

Évora


Em Évora (região do Alentejo), os pólenes encontram-se num nível muito elevado, com predomínio dos pólenes da árvore pinheiro, oliveira, sobreiro e carvalhos e das ervas gramíneas, parietária, urtiga, tanchagem e azeda.


Em geral, céu pouco nublado.


Ligeira descida da temperatura no sábado, voltando a registar-se uma subida considerável da temperatura ao longo da semana.


Vento fraco a moderado, predominante de norte.

Faro


Em Faro (região do Algarve), os pólenes encontram-se num nível muito elevado e na atmosfera predominam os pólenes das árvores cipreste, pinheiro, oliveira, sobreiro e carvalhos e das ervas gramíneas, parietária, urtiga, tanchagem, azeda e quenopódio.


Em geral, céu pouco nublado ou nublado por nuvens altas. Ligeira descida da temperatura ao longo da semana. Vento moderado.

Ponta Delgada


Em Ponta Delgada (região autónoma dos Açores), os pólenes encontram-se num nível baixo. Na atmosfera predominam os pólenes das árvores pinheiro, cipreste e/ou criptoméria e também das ervas parietária e urtiga.


Probabilidade de ocorrência de chuva e aguaceiros ao longo de toda a semana. Temperatura estável ao longo de toda a semana. Vento moderado, predominantemente dos quadrantes de sul.

Funchal


No Funchal (região autónoma da Madeira), os pólenes encontram-se num nível baixo a moderado com destaque para os pólenes da árvore pinheiro e também para as ervas gramíneas e parietária.


Em geral, céu pouco nublado. Temperatura estável ao longo de toda a semana. Vento fraco.

As recomendações da SPAIC


A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica recomenda algumas precauções para lidar com as suas alergias:

Consulte o Boletim Polínico


Consulte o Boletim Polínico, disponível todo o ano no site www.spaic.pt (site oficial da SPAIC, Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica), e na Primavera também em alguns meios de comunicação social, para saber as concentrações dos pólenes no ar ambiente (baixas/moderadas/elevadas).

Programe as suas férias


Para evitar o contacto com um pólen específico a que seja alérgico, programe as suas férias elegendo locais de baixas contagens polínicas (ex. neve, praia,...). Poderá saber a altura de polinização máxima pela consulta do Boletim Polínico.

Evite realizar actividades ao ar livre


Evite realizar actividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas. Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias.

Mantenha as janelas fechadas


Sempre que viajar de carro tenha as janelas fechadas. Assim poderá passear reduzindo significativamente o contacto com os pólenes. Os motociclistas deverão usar capacete integral. Em casa deverá manter as janelas fechadas quando as concentrações dos pólenes forem elevadas.

Use óculos escuros


Uma forma eficaz e prática de evitar queixas oculares será a utilização de óculos escuros sempre que sair à rua.

Faça a medicação prescrita


A medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia. Consulte um médico especialista de Imunoalergologia para o diagnóstico correcto e prescrição do medicamento mais adequado. A prevenção poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas.

23 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page